Depois de viver “preso”, o ‘novo normal’ parecerá muito diferente quando se trata de consumir beleza

Vivemos um tempo como nenhum outro, com a pandemia de coronavírus afetando todos os aspectos de nossas vidas e, não menos importante, nossos regimes de beleza. Do pessoal ao profissional, o papel da beleza – como a expressamos e acessamos – mudou da noite para o dia.

Um aspecto positivo disso tudo é a percepção que temos de nós mesmos. Desta fora, com as pessoas agora plenamente conscientes dos aspectos emocionais e mentais ligados à beleza abaixo de sua superfície, “as marés estão mudando pensando que a beleza é apenas superficial”.

De fato, é uma indústria de grande significado tanto para o indivíduo quanto para a economia. Somente no ano passado, os britânicos gastaram aproximadamente £ 27,2 bilhões em produtos e serviços de beleza. Mas enquanto 2020 provavelmente parecerá muito diferente em comparação, será ditado pelo nosso ‘novo normal’.

“Com efeito, será uma redefinição total da beleza”, disse Clare Varga, chefe da WGSN Beauty, responsável pela previsão de tendências. Aqui discutimos o que isso pode significar para todos nós.

Nossos hábitos de produtos

Muitos de nós já mudamos a maneira como usamos produtos em nossa rotina.

“Projetar o glamour da maquiagem de rosto não é adequado nesses tempos difíceis”, diz Alexia Inge, co-fundadora da varejista on-line Cult Beauty. Uma pesquisa recente realizada pela No7 apoia essa noção, revelando que 82% das mulheres estão usando menos maquiagem, com 52% de nós mudando nossas prioridades de beleza desde o início do bloqueio.

Graças ao ‘Zoom boom’, também nos tornamos muito mais confortáveis e aceitando nos ver sem maquiagem

Varga prevê que essa mudança permanecerá. “Mesmo quando as restrições forem relaxadas, é provável que ainda passemos mais tempo em casa e interagindo menos de pessoa para pessoa”, diz ela. “Sem uma audiência, haverá menos motivos ou necessidade de maquiagem todos os dias – o esforço não parecerá justificado”.

Quando finalmente saímos por aí, “além de favorecer looks mais frescos, o uso de máscaras provavelmente será a nova norma”. Máscaras literais, isto é – e isso ditará como usamos nossa maquiagem. “Com a metade inferior do rosto coberta, os olhos ganharão uma nova importância, com foco nos olhos e sobrancelhas e nos olhos arrojados usados para expressar a individualidade”. Não é de surpreender que o Google procure por “aparência de sombra nos olhos” esteja aumentando desde o início do bloqueio. E em todos os lugares em que você olha nos criativos do Instagram estão inspirando looks de maquiagem experimental para os olhos.

Embora isso seja tranquilizador para o mercado de cosméticos em cores, eles já estão trabalhando horas extras para facilitar a vida dos usuários em casa, escolhendo e usando todos os tipos de maquiagem. Toda uma série de marcas lançou ferramentas virtuais de teste, do MAC à Chanel e “bareMinerals”. A Estée Lauder nos diz que sua Ferramenta Virtual para Experimentação para Lábios registrou um aumento de 133% no uso (ano a ano), e eles esperam seguir esse sucesso com o lançamento de uma experiência móvel da Fundação Virtual Experimental sobre esteelauder.co.uk em maio deste ano.

Tudo indica como as compras e as amostras terão uma aparência completamente diferente após o bloqueio. Quando as lojas físicas reabrirem, os consumidores ficarão hiper conscientes de que essas experiências de alto contato trazem riscos elevados. Naturalmente, não poderemos nos envolver publicamente com produtos da mesma maneira, por algum tempo. Portanto, em resposta, uma abordagem sem contato será adotada. Espere uma dose única e ‘amostras sem contato’, juntamente com monitores antimicrobianos e escudos de proteção, relata WWD.

Seja nas lojas – em algum momento, ou on-line agora, “a tecnologia veio em socorro”. À medida que os consumidores adotam cada vez mais a tecnologia para suas soluções de pele, cabelos e bem-estar, “o que precisamos esperar é uma experiência on-line altamente evoluída e agradável, à medida que a inovação de conteúdo e comércio eletrônico explode”.

Com menos acesso a viagens e férias, os rituais diários fornecerão escapismo necessário e ‘luxo acessível’

Além dos avanços digitais, também adotamos costumes de beleza antigos. “Os rituais cotidianos do banho serão elevados e, com menos acesso a viagens e férias, fornecerão escapismo necessário e ‘luxo acessível’ para consumidores ainda ansiosos”, diz Varga. Na mesma linha, ela prevê que “o setor de banho e corpo também terá um aumento devido ao aumento do foco em higiene e autocuidado”. De fato – isso já está presente no Cult Beauty, onde o acesso a ‘óleos de banho e imersões’ aumentou 527%, e a seção ‘desestressar e relaxar’ ​​cresceu 219% em relação ao ano passado.

No geral, a ênfase no bem-estar prevalecerá. “A beleza contínua será menos sobre alcançar a estética desejada e mais sobre manutenção da saúde”, prevê Varga. Suplementos, como cosméticos e maquiagem para os olhos, vão encher nossos cestos de beleza a partir de agora. Não é de surpreender que a Boots tenha acabado de lançar os “acordos de bem-estar na quarta-feira”, com promoções semanais de produtos com o objetivo de ajudar o bem-estar físico e mental.

Apoio à beleza minimalista

Com prioridades reorientadas, o consumo consciente de beleza pode aumentar ainda mais.

Por um lado, há os custos a considerar. “Desde o bloqueio, algumas pessoas reavaliaram seus gastos discricionários, reavaliaram o que constitui um produto de beleza essencial e têm se envolvido ativamente com os proprietários das marcas”, diz Olivia Thorpe, fundadora da marca britânica Vanderohe. “Acho que as pessoas vão querer continuar nesse segmento e otimizar seu regime de beleza, recomprando apenas os produtos com desempenho e em que confiam. A esse respeito, os produtos que realizam multitarefas se destacam. ”

Depois, há o custo para o nosso planeta. “Haverá um foco maior em toda a cadeia de suprimentos de qualquer produto cosmético específico, desde o fornecimento de ingredientes (como eles estão sendo cultivados e colhidos), até o processo de fabricação e embalagem (e se isso é terceirizado para mão de obra mais barata) e, é claro, a pegada de carbono envolvida em todo o processo ”, continua Thorpe.