O futuro do calendário da moda é incerto. Cada dia surgem novos desafios para os designers e suas equipes superarem em meio a pandemia de saúde, que também envolve uma nova economia mundial e um movimento global de solidariedade.
O planejamento para a próxima temporada de moda agora é pensado passo a passo. Depois de meses em quarentena, as casas de moda voltaram a trabalhar na França e na Itália com o desejo de repensar tudo, principalmente os desfiles de moda.
Embora a perspectiva de assistir aos desfiles de moda pareça distante, os designers estão criando novas maneiras de mostrar suas coleções e expressar suas ideias. O calendário da moda está começando a tomar forma. A seguir, um resumo do que sabemos até agora.
Em abril, o British Fashion Council anunciou que a semana de moda masculina habitual avançaria como uma semana digital conjunta. Hospedada pelo BFC, a semana de três dias reúne marcas britânicas para compartilhar conteúdo criativo em formatos tão variados quanto podcasts e diários de fotos. “Ao criar uma plataforma cultural da semana da moda, estamos adaptando a inovação digital para melhor atender às nossas necessidades hoje e algo a ser construído como uma vitrine global para o futuro”, afirmou Caroline Rush, diretora executiva do British Fashion Council, na imprensa.
Charles Jeffrey Loverboy, Daniel Fletcher e Lou Dalton estão confirmados para participar de novas coleções. No entanto, muitas marcas britânicas de moda masculina, incluindo Bianca Saunders e Per Götesson, bem como marcas mistas como Burberry, Richard Quinn e Wales Bonner, estão adiando a exibição de suas coleções de primavera até setembro.
5 de julho
Antes da semana de moda masculina remarcada de Paris, Hermès está transmitindo uma experiência digital ligada à sua coleção primavera 2021.
6 a 8 de julho
Em Paris, a Federação da Alta Costura (FHCM) sediará a primeira semana de moda virtual. Durante o evento digital de três dias, maisons de alta costura credenciadas apresentarão vídeos e conteúdo complementar que serão exibidos ao vivo em uma programação predefinida, simulando o formato de uma semana de moda presencial.
9 a 13 de julho
O FHCM anunciou que as coleções masculinas da primavera de 2021 passam para o formato de vídeo nesta temporada. A semana digital será organizada por horários, permitindo fluxos consecutivos em uma plataforma central. “O digital claramente faz parte do formato da moda que está por vir e o aproveitaremos como uma oportunidade para a inovação complementar a tradição“, disse à Vogue Ralph Toledano, presidente da FHCM. “Dito isto, [nas] últimas semanas atrás das nossas telas de computador, todos sentimos que faltava uma dimensão: a sensorial. Isso reforçou tremendamente nossa posição de que nada jamais substituirá os aspectos presenciais de tempo e lugar. Os desfiles são um componente importante da indústria da moda, e isso permanecerá …. Eventos físicos sempre terão nossa preferência, mas enquanto houver incerteza deve haver flexibilidade. ”
14 a 17 de julho
A equipe da Camera della Moda da Itália anunciou de forma semelhante um formato de desfile de moda masculina e feminina com foco cibernético com as novas datas de julho intituladas Milano Fashion Week Digital. De painéis de discussão nas mídias sociais a compromissos em salas de exposições virtuais, a vitrine físico-digital desta temporada permitirá que os designers apresentem sua última coleção ou algo totalmente diferente. “Todo mundo pode decidir sua própria mensagem. A vantagem é que, no mundo digital, você encontra o seu modo de expressão. Dissemos a todos: “Você tem de um a 15 minutos e decide o que quer mostrar”, disse à Vogue Carlo Capasa, presidente da Camera della Moda.
Ermenegildo Zegna está organizando um programa “phygital” para lançar sua coleção da primavera 2021. “Eu sempre quis usar formatos alternativos para comunicar meu processo criativo a um público ainda mais amplo. A ideia de que nesta temporada apresentarei à coleção uma ferramenta digital que me dá muita energia e liberdade de pensamento, porque finalmente posso entrar diretamente no lugar das pessoas”, explicou Alessandro Sartori, diretor artístico do Grupo Ermenegildo Zegna. O evento híbrido inovador-barra-íntimo também celebrará o 110º aniversário da marca.
17 de julho
No último dia da nova semana de moda digital de Milão, a Gucci confirmou a estreia de sua coleção Resort 2021 para homens e mulheres através de um desfile de moda digital. No entanto, este será o último espetáculo de pré-coleção do diretor criativo Alessandro Michele para a casa italiana. Em 25 de maio, Michele anunciou que a casa produzirá apenas dois shows mistos (um no outono e outro na primavera) em vez de cinco desfiles sazonais por ano. “Sou apaixonada por desfiles de moda, mas talvez possamos estar abertos a vê-los de uma maneira diferente“, disse Michele.